É uma honra ter sido convidado para a estreia do “Coemergência”, podcast de Daniel Cunha, Marcus Telles, Manuela Laranjeira, Alisson Granja e Kalyne Vieira. Falei sobre autocentramento e compaixão, propósito e sentido da vida, movimento mindfulness, possibilidade de iluminação, vidas passadas e futuras, relação com mestres, budismo, ciência contemplativa, dignidade humana e alguns outros pontos.
O áudio está aqui (clique com o botão direito e escolha “Salvar link como…”): download do MP3 ↓
Um pouco do que citei:
- Livro Infinite Life e palestra maravilhosa de Robert Thurman
- Estudo online dos livros Um coração sem medo e O poder de uma pergunta aberta (todos os vídeos e práticas estão disponíveis para quem entra no lugar)
- Livro The guru drinks bourbon?, de Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche
- Vídeo curto de Matthieu Ricard sobre a importância de professores espirituais
- Sobre “eu, meu/minha, mim”, cito o pesquisador e descrevo brevemente nesse texto: “As duas causas mais profundas de nosso sofrimento”
- Vídeo com um experimento que revela a compaixão em crianças
- Programa “Cultivating Emotional Balance” no Brasil
- Texto “Compaixão é a resposta”
Vem muita coisa boa por aí! Assine via RSS em seu programa de podcast ou no Spotify. Gostei muito da descrição deles:
“Gravado diretamente da lavanderia da casa coletiva conhecida como Dissidência, o Coemergência se propõe a explorar temas importantes da nossa sociedade e da vida cotidiana, sempre à luz da relação entre os nossos mundos interno e externo. Partimos do princípio de que a maneira como percebemos e nos posicionamos no mundo está diretamente relacionada aos nossos referenciais, visões de mundo, emoções, hábitos e experiências prévias.
Não há um mundo pronto lá fora, não há uma essência inerente aqui dentro. Queremos explorar a intersecção entre um e outro.
O que buscamos por aqui é dar atenção e iluminar ideias e iniciativas que estejam alinhadas com visões de mundo que acolham essa perspectiva, mais amplas e menos sectárias, lúcidas, compassivas e que incluam absolutamente todos os seres. Se você for um deles, puxe uma cadeira e sente-se com a gente, temos roupa para lavar.”